Bombeiros e brigadistas combateram, neste domingo, por várias horas, a queimada que atingiu uma fazenda em Campo Novo do Parecis. O fogo começou pela manhã e no início da tarde todos os focos foram debelados. Não foi confirmado quantos hectares foram atingidos. Foram utilizados 20 caminhões-pipa em apoio ao caminhão auto bomba tanque.
Uma grande nuvem de fumaça se formou e o vento a espalhou por praticamente toda a cidade onde umidade relativa do ar já é baixa.
As equipes permaneceram neste domingo à tarde no local para fazer o rescaldo, a fim de evitar a reignição das chamas.
O fogo atingiu parte da palhada restante de lavoura e árvores. As queimadas causam prejuízos para fazendas por conta da perda de nutrientes e impacto negativo em futuros plantios. O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento da região com satélites de alta tecnologia.
Em Mato Grosso, foram registrados 367 focos de calor entre sábado e domingo, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 322 se concentram na Amazônia, 249 no Cerrado e 67 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). “Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor”, informam os bombeiros.