A população do município de Nova Ubiratã, 431 km de Cuiabá, contará com atendimento da Defensoria Pública de Mato Grosso, em Núcleo próprio, a partir de hoje (10.09).
A população recebia atendimento numa sala cedida pelo Ministério Público Estadual (MPE) desde fevereiro de 2022.
A nova unidade, locada, passou por reformas estruturais para se adaptar ao padrão do órgão e acolher melhor o cidadão do município e de seus oito distritos. No Núcleo, haverão atendimentos cível e criminal, virtual e presencial, das 12h às 18h. “O prédio da Defensoria Pública está pronto, com identificação institucional e capacidade para receber com o conforto e a atenção que os moradores do município merecem”, informou o assessor jurídico do órgão, Thiago Pinheiro.
O assessor explica ainda que o local atende uma média de 60 pessoas presencialmente, por mês, e que desses atendimentos 70% são feitos para solucionar conflitos relacionados a área de família, tais como regularização de guarda dos filhos, ação para solicitação de alimentos e de visitas. A maioria dos casos são resolvidos por meio de acordos extrajudiciais e os outros 30% dos atendimentos são na área criminal.
O novo Núcleo em Nova Ubiratã representa um avanço significativo na oferta de infraestrutura da Defensoria Pública em Mato Grosso e um compromisso da Administração Superior em proporcionar comodidade e eficiência no atendimento da população.
Além dos moradores do município, serão atendidos no novo espaço físico os que vivem nos distritos de Água Limpa, Entre Rios, Piratininga, Novo Mato Grosso, Santo Antônio do Rio Bonito, Santa Terezinha do Rio Ferro, Mafini, Sinopão e Centro da Mata. Dois assentamentos, o Cedro Rosa e o Pé de Galinha, também recebem atendimento do órgão por meio do Núcleo.
O Núcleo está localizado na Rua Rio Grande do Sul, número 1071, bairro Centro.