Terça, 14 de Janeiro de 2025
Anúncio
Polícia Polícia

Operação Rustius: Ministério Público pede cassação de eleitos em Sorriso por suspeita de caixa 2

As ordens foram emitidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I – TRE/MT e visavam coletar evidências adicionais para elucidar os fatos.

04/12/2024 às 18h54 Atualizada em 04/12/2024 às 18h58
Por: Tv Ubiratã! Fonte: Marlenne Maria - R9News
Compartilhe:
Operação Rustius: Ministério Público pede cassação de eleitos em Sorriso por suspeita de caixa 2

O Ministério Público pediu, na tarde de hoje, a cassação dos candidatos eleitos em Sorriso, Alei Fernandes e Acácio Ambrosini. O dia começou com várias viaturas da Polícia Federal em Sorriso, na operação denominada “Rustius”, com mandados a serem cumpridos na cidade e também na capital do estado.

As ordens foram emitidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I – TRE/MT e visavam coletar evidências adicionais para elucidar os fatos. Sobre a operação realizada na manhã de hoje, o Delegado Federal Tiago Marques Pacheco declarou: “A investigação criminal que desencadeou a referida operação apura prática do crime tipificado no artigo 350 do Código Eleitoral, conhecido popularmente como caixa 2, com pena de até 5 anos de reclusão, entre outros.”

A Polícia Federal cumpriu 9 mandados de busca em Sorriso e Cuiabá, além de aplicar uma medida cautelar pessoal consistente na entrega do passaporte e na proibição de se ausentar da cidade contra um dos responsáveis pelo financeiro da campanha do candidato envolvido. Foram apreendidos R$ 100 mil em espécie, além de celulares e computadores que poderão contribuir para o avanço das investigações.

O delegado acrescentou que: “Os elementos de informação colhidos no inquérito policial indicam que várias transações financeiras realizadas por empresários locais para custear a campanha do candidato a prefeito de Sorriso nas eleições municipais de 2024 foram realizadas de forma ilegal, com a participação de pessoas jurídicas, laranjas e dinheiro não contabilizado nas contas de campanha, práticas vedadas pela legislação eleitoral.”

Ele destacou também que todas as informações produzidas no inquérito serão compartilhadas com o Ministério Público, visando à impugnação ou cassação do mandato do candidato envolvido.

Na ação protocolada na tarde de hoje no sistema da Justiça Eleitoral, o Ministério Público apresenta trechos de conversas entre empresários relacionadas à captação de recursos. O processo agora aguarda manifestação do Juizo Eleitoral.

Por meio de Nota à imprensa, os candidatos eleitos Alei Fernandes e Acácio Ambrosini dizem estar “absolutamente tranquilos sobre a lisura das nossas ações. Estamos totalmente à disposição para todos os órgãos que regulam o processo eleitoral e acreditamos até, que de uma vez por todas, com a operação de hoje, ficará límpido, transparente e clara, a nossa vitória no voto, para prefeito de Sorriso”. Leia a nota na íntegra em anexo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários