Com objetivo de ajudar os agricultores a tomar decisões sobre o plantio, consumo e colheita, o vereador Diogo Hilário Feijó Setter indicou ao Poder Executivo a aquisição de uma estação meteorológica pública, para Nova Ubiratã.
De acordo com a Indicação Nº 005/2025, além do auxílio a agricultura a estação meteorológica também é importante para o planejamento urbano, pois coletam dados sobre a temperatura, umidade, pressão atmosférica entre outros.
O vereador reforçou que este equipamento foi um pedido feito pelo Marcio Eberle, servidor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT), para que os agricultores tenham mais precisão de suas áreas.
“Nem todos têm condições de adquirir este equipamento, que auxilia e informa o produtor sobre a influência do clima na sua cultura, com isso o produtor tem acesso às informações e dados das condições climáticas e previsão do tempo em uma determinada área. Conto com o executivo para aquisição deste equipamento de suma importância para nossa região”, reforçou Diogo.
A importância da estação meteorológica na agricultura
Conforme divulgado pela GeoAgri, as estações meteorológicas são equipamentos de grande custo benefício se destacando no mercado. Com foco na agricultura, oferecem alta precisão e durabilidade.
Com o levantamento de dados, é possível fazer um bom planejamento referente ao controle dos processos de produção, tais como, otimização de aplicação de defensivos e fertilizantes, identificação de doenças, manejo de irrigação, entre outros.
Dessa forma, é direcionada especialmente para estas operações agrícolas, a estação meteorológica oferece condições ideais para a colheita e pulverização.